DOM EDUARDO MARTÍNEZ SOMALO
PRO MISERIA DEI ET APOSTOLICAE SEDIS
APOSTOLICAE NUNCIO AD BRASILIAM
___________________

CARTA
FIDES POPULI BRASILIENSIS

Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Fé e conhecimento que se fundamentam na esperança
da vida eterna, a qual Deus que não mente prometeu  antes
dos tempos eternos.
(Tt 1,2)

Núncio Apostólico para o Brasil, 
Exmo. Dom Eduardo Martínez Somalo;

DESEJA QUE SE SEJA PROCLAMADO

A sua Eminência Revmª Dom Odilo Cardeal Scherer
A todo o clero e povo de Deus.

MINHA SAUDOSA SAUDAÇÃO E BÊNÇÃO

   𝔘m grande pastor, um grande evangelizador, um homem de coragem e de determinação, e um homem de oração, um homem que foi disponível ao Espírito Santo, por isso era tão livre, suas iniciativas não podiam ser previstas porque era um homem levado pelo Espírito Santo, e porque era um homem muito profundamente enraizado na oração. Então ele foi um dom extraordinário que Deus deu a Igreja e a humanidade - assim me recordo dos tempos que trabalhei com Dom Odilo, na Arquidiocese de Porto Alegre há uns 7 anos atrás, muito me alegra em reencontrar este grande homem/amigo. 

Esta missão, confiada a mim pelo Sumo Pontífice João Paulo II, afirma aquilo que esta na Praça de São Pedro, em Roma, no obelisco com essa inscrição e ainda o argumento “et plebem suam ab omni malo defendat“. Cristo vence, Cristo reina, Cristo impera, e contra todos os males defenda seu Brasil“. Nunca o Brasil será vencido. Cristo vence, Cristo reina e, porque reina, a cruz nunca será humilhada ou desterrada da nossa pátria. Para apagar a fé no Brasil seria preciso subir aos céus e apagar todas as estrelas. 

Uma missão não somente diplomática, porem também pastoral, em comunhão a Igreja de Roma e a Arquidiocese de São Paulo, trabalho este que inicio onde eu creio que a renovação da Igreja passa por este testemunho de discípulos, que são missionários. Seremos o doce império em que não há lugar para tiranias. Nem a tirania de capitalismos vorazes. Nem a tirania da demagogia sangrenta. Nem a tirania dos potentados. 

Agradeço muito o convite para estar no Orbe Brasileiro (Arquidiocese de São Paulo). Neste tempo me preparando para a Missão e conhecendo um pouco a realidade, pude me preparar para poder compartilhar a visão da Santa Sé da missão da Igreja no Continente. Eu tenho observado a unidade de todos os bispos da Igreja brasileira, pois a força da igreja é justamente a unidade, e no Brasil, é possível tocar e sentir essa unidade e também estou muito feliz em poder contribuir um pouco, animado a ir a diante a Missão Continental.

    𝔇onde está à fé, a fé de um povo e a fé da Igreja, pois se renova com o contato com a fé em Maria, com a invocação do Espírito Santo, com a riqueza das vocações e com a unidade de todos. Peçamos ao Senhor a graça de conseguir desejar, de nos tornarmos homens de grandes desejos. E o desejo é já o Espírito a trabalhar dentro de cada um de nós.

In Christus,

Datum Romae, in Doria Pamphilj Episcopi Palatii, III Idus Maii, Anno Fidei MMXXIV.