Unamo-nos a essa surpresa e rezemos todos pela Santa Madre Igreja”, disse Dom Somalo.

O pronunciamento oficial do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Eduardo Martínez Somalo, em entrevista ao Vatican News, destacou como a nunciatura apostólica brasileira recebeu a notícia da renúncia de João Paulo II.

Segundo o Dom Somalo, o comunicado foi recebido com grande surpresa, assim como em todo mundo, além de toda a gratidão pelos dois meses que o Santo Padre esteve à frente da Igreja com uma alta espiritualidade, intensa reflexão teológica doutrinal e uma sincera busca pela unidade.

Leia o pronunciamento na íntegra:

A Nunciatura Apostólica, como todo mundo, recebeu com surpresa a notícia da renúncia do Santo Padre João Paulo II à Sé de Pedro, anunciada de forma surpreendente, que pegou de surpresa todo orbe católico presente no habblet hotel.

Nós convidamos a todos a acompanhar em oração a decisão do Santo Padre, tomada depois de ter examinado, repetidamente, sua consciência diante de Deus e perfeitamente consciente da importância da decisão para vida da Igreja. A nunciatura apostólica uni-se à Igreja no Brasil para expressar sua profunda gratidão pelo ministério petrino, desenvolvido pelo Santo Padre João Paulo II, durante os dois meses do seu pontificado, caracterizado por uma alta espiritualidade e profundo amor pela Igreja; uma profunda reflexão teológica doutrinal e uma sincera busca da unidade, tendo entre as suas preocupações a caminhada da humanidade, rumo ao encontro com Cristo – Caminho, Verdade e Vida. - destacou Dom Eduardo Martínez Somalo, Núncio Apostólico para o Brasil.

À assistência do Espírito Santo e à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, confiamos este momento particular da Igreja, certos que Deus Pai continuará a guiá-la nos seus passos.


Fontee: Nunciatura Apostólica do Brasi