A liturgia católica prestigia dois corações, o Imaculado Coração de Maria e o Sagrado Coração de Jesus, que são fontes de amor e de inspiração para todos aqueles que querem fazer a vontade de Deus. Hoje celebramos o Sagrado Coração de Jesus, amanhã o Imaculado Coração de Maria. Dois corações que, por si sós, já são um programa de vida cristã. O coração de Jesus Cristo é um coração sagrado, santo, humilde, casto, pobre, obediente, mas ao mesmo tempo ferido de amor para com a humanidade. A lança do soldado abre fisicamente o coração de Jesus Cristo, mas este, desde sempre, foi aberto a fazer a vontade do Pai e a acolher o ser humano pecador, para fazê-lo participar do seu amor. reafirmou Dom Somalo na homilia deste 07/06/2024, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na Santa Missa na Basílica Menor dedicada à Nossa Senhora do Rosário, sede da nunciatura do Brasil, em São Paulo.

Homilia Integral

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, estamos celebrando, com toda a Igreja, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Hoje é sexta-feira, um dia muito especial na vida da nossa Igreja. Temos, diante de nós, o coração de Cristo, que é oferecido a cada um de nós, um amor que é capaz de arriscar tudo por nós.

Como nos narrou o Evangelho: “Esse louco que deixa noventa e nove ovelhas e vai atrás de uma que se perdeu”. Na nossa lógica humana, isso nunca seria possível, mas, na lógica de Deus, sim. Porque esse amor é capaz de arriscar tudo por mim e por você. Esse é o amor do coração de Jesus por nós, essa é a capacidade que Ele tem de demonstrar o Seu amor por nós.

Tem um teólogo que dizia que o único número que Deus conhece é o número “1”. Porque você é importante para Deus, você é especial para Deus, foi por você que Ele deu o Filho d’Ele para morrer na cruz, foi por você que Ele deu a vida. Então, hoje, abramos o nosso coração, entendamos isto: cada coração humano é único aos olhos de Deus, cada coração humano é importante para Ele.



E a alegria do coração de Deus é sempre aquela de reencontrar a sua ovelha perdida. O Evangelho nos narrou isto: “Alegrai-vos comigo”, porque a alegria desse homem era enorme, encontrou a ovelha perdida. Essa é a alegria de Deus.

Sabe quando Deus tem alegria? Quando Ele reencontra você. Deus tem alegria quando Ele pode reencontrar o seu coração. É claro que Deus fica feliz com a sua caminhada espiritual, é claro que Deus está feliz com o caminho que você está trilhando, com a sua vida de oração, mas Ele fica bem feliz mesmo é quando você volta para os braços d’Ele, é quando você retorna para casa d’Ele e Ele pode te abraçar, pode te amar e ser Pai para você.

Então, hoje, vamos experimentar, mais uma vez, o mistério do amor de Deus, os mistérios do amor. Por que Ele me criou? Por que Ele deu Seu Filho para morrer por mim? Por que Ele deu o coração do Seu Filho por amor a mim e por amor a você? Não calcule, só aceite! Porque a lógica do mundo é a do cálculo. Noventa e nove vale muito mais do que uma, mas a lógica de Deus não tem cálculo, tem só a verdade e o fato.

Deus me ama, Deus dá a vida por mim e por você. Cristo ofereceu o coração d’Ele a cada um de nós. Esse coração, na palma da mão de Jesus, espera de mim e de você, hoje, uma resposta. Dê a sua resposta, acolha o amor do coração de Jesus, ele bate forte por mim e por você!