Com grande alegria, a Igreja do Brasil celebrou neste 14 de junho a instalação da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro (RJ), na oportunidade Dom Eduardo Martínez Somalo, Núncio Apostólico para o Brasil deu posse canônica conforme prescrita pela Santa Madre Igreja ao novo Arcebispo Dom José de Aquino Saraiva. Criada Arquidiocese em 18 de junho de 2024, a Eucaristia celebrada na nova Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro tornou realidade a Bula do Papa João Paulo II com data de 31 de maio de 2024, lida na celebração pelo chanceler diocesano.

A celebração foi presidida pelo Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Eduardo Martínez Somalo, e contou com a presença de diversos clérigos do Episcopado Brasileiro. Uma celebração onde também se fez presente o clero, a vida religiosa e o povo de Deus que caminha nesta Igreja banhada pelo litoral brasileiro.

A festa começou com a benção da cúria diocesana pelo Núncio Apostólico, que realizou posteriormente o rito de instalação da diocese. Dom Somalo insistiu, seguindo as palavras do Evangelho do dia, em não ter medo em servir às pequenas comunidades, em servir de guia para os missionários, as missionárias, seguindo o exemplo daqueles que não tiveram medo em encarnar a Igreja e viver o Evangelho, de seguir a Jesus, também na Cruz. Um não ter medo que fez possível que hoje fosse instalada a Arquidiocese de São Sebastião, afirmou o Núncio Apostólico.

Dom Eduardo Somalo agradeceu a Dom José Saraiva por sua presença no Regional Sudoeste1, seu entusiasmo e dedicação, sua missionariedade, afirmando não ter perdido seu espírito eclesial, que é o espírito da missionariedade e “que agora se coloca com maior disposição ainda a serviço desta nossa igreja particular”, pedindo para ele a benção e a ajuda de Deus. O núncio convidou os presentes na celebração a não deixar de anunciar Jesus e introduzir os mais jovens no dom da Palavra de Deus, “para que não abandonem a Igreja por qualquer motivo, mas aprofundem cada vez mais a relação com nosso Senhor Jesus Cristo e se sintam cada vez mais comunidade de fé”, pedindo de Deus a graça da perseverança e da alegria.

Uma Igreja que tem a missão de evangelizar, abraçada diante do exelso plinto do Corcovado”, segundo Dom José Saraiva enfatizou no início de sua homilia, que nasceu durante o Concílio Vaticano II, vivido em tônica de alegria, uma alegria que “é dom e graça e vem perpassando a evangelização na Igreja até hoje”, segundo o arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião, lembrando que o atual pontificado começou com a “Evangelii Gaudium”, a Alegría do Evangelho.

Dom José de Aquino Saraiva confessou seu amor pela Igreja e pela Missão, algo presente em seu lema episcopal: “Ipsa Conteret (Ela Esmagará).”, insistindo em que vai “continuar zelando, cuidando e defendendo esta porção do povo de Deus a mim confiado”. Uma diocese que seguindo a missão de Cristo, foi chamada pelo bispo a “evangelizar todos e todas e principalmente os esquecidos, ribeirinhos, indígenas, comunidades, cuidar a casa comum”. Uma Igreja que foi convidada por Dom José a celebrar no dia 14 de julho, nas comunidades, nas áreas missionárias e nas paróquias, os 60 anos de sua caminhada ministerial.