A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 29 de maio, a decisão do Papa Inocêncio I, em acolher o pedido de renúncia apresentado por  Dom Tommaso Viglietti,  proveniente da Arquidiocese de São Paulo onde enxercicia o ministério episcopal como Bispo Auxiliar, daquela porção do povo e Deus. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou, Monsenhor Alex Martinez, como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

O Nuncio Apostólico para o Brasil, Dom Eduardo Martínez Somalo, enviou uma nota de agradecimento ao episcopus eméritado e a saudação a Monsenhor Alex Martinez, que chega ao Episcopado brasileiro para contribuir.

Agradecimento da Nunciatura Apostólica

Estimado irmão no episcopado;

A Nunciatura Apostólica do Brasil manifesta gratidão pelos seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua dedicação ao longo desse tempo como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Recordamos que a Exortação Apostólica Pastores Gregis afirma que “antes de ser transmissor da Palavra, o bispo, juntamente com os seus sacerdotes e com todos os fiéis deve pôr-se à escuta da Palavra”, e acrescenta que “não há primado da santidade, sem escuta da Palavra de Deus, que da santidade é guia e alimento” (n. 15). 

O senhor soube, ao longo de seu pastoreio, confiar todos os dias à Palavra de Deus, sendo mestre da fé e autêntico educador. Também não poupou esforços e colocou em prática todas as iniciativas, inclusive as de uma concreta comunhão de vida, indicada pelo Concílio Vaticano II, graças à qual os presbíteros de sua região episcopal pode ser ajudado a amadurecer na dedicação a Cristo e na fidelidade ao ministério sacerdotal.

Com toda a certeza, em seu pastoreio caro amigo/irmão, o senhor foi um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé, e na pureza.  

Receba os nossos agradecimentos por tanta entrega em favor do serviço evangelizador junto ao povo de Deus. 

Em Cristo, 

 Eduardo Martínez Somalo
Nuncio Apostólico

Pe.Carlos Cafarra
Secretário Geral