O Papa Inocêncio I após sua eleição como Pontífice para a Igreja Católica Apostólica Romana, presente no Orbe Habblet Hotel, optou pela escolha do Dom. Leonel Corrêa para assumir o o cargo de Bispo Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro, após a transferência de Dom José Saraiva que assumirá a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, se transferindo para a Diocese de Roma, por ter uma boa formação em Teologia Doutrinal. Nesta sexta-feira (07), o Pontífice também nomeou o novo Arcebispo metropolitano local, Dom Leonel Corrêa, que até então assumia a função de Vigário Geral na Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Foi Padre na ICAR BR entre os anos de 2014 e 2015. Em agosto de 2015, foi sagrado Bispo pelo Papa João Paulo (Stramantino), tendo desempenhando diversas funções, como Prefeito da Casa Pontifícia, Bispo Auxiliar de Belém, Vice-Reitor do Seminário São José, e Arcebispo de Olinda e Recife.

Também enquanto Bispo fundou, junto à outros, a União Sacerdotal São Paulo (USSP), posteriormente Fraternidade (FSP), e, por fim, Administração (Administração Apostólica São Paulo Apóstolo).

Durante a grande cisão de 2020, desempenhou papel fundamental no retorno de célebres membros, bem como na divisão da ICAR, sustentando a legitimidade dos provectos. Na oportunidade, foi criado Cardeal pelo Papa Bento (Darci Niciolli).

Nomeado pelo Papa Inocêncio I, gostaria de sauda-lo em nome de todo episcopado brasileiro.


Fonte: L'osservatore Roman